Feriados e datas comemorativas nos EUA, você conhece?

Home » Blog » Feriados e datas comemorativas nos EUA, você conhece?

Quando estudamos inglês, inevitavelmente aprendemos muito sobre a cultura dos países que falam essa língua. Principalmente, sobre os Estados Unidos, o país estrangeiro mais visitado pelos brasileiros. Alguns dos costumes mais famosos dos americanos estão na celebração de seus feriados, cujas características pegaram até por aqui, como as festas a fantasia do Halloween. Confira a história dos principais feriados dos Estados Unidos e como eles são comemorados por lá:

Martin Luther King

O feriado que celebra a vida de Martin Luther King Jr, líder dos direitos civis nos Estados Unidos, é celebrado na terceira segunda de janeiro, próximo ao aniversário de King, no dia 15 do mesmo mês. Para homenagear o homem que lutou de forma pacífica pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, diversas cidades realizam desfiles nesta data e, desde 1994, tornou-se comum a realização de trabalhos voluntários.

Presidents´Day

Originalmente criado para celebrar o aniversário de George Washington (22 de fevereiro), um dos fundadores dos Estados Unidos, este feriado mudou de data, sendo realizado na terceira segunda do mês e, pela proximidade do aniversário do também presidente Abraham Lincoln (12 de fevereiro), acabou se tornando o Presidents´Day.

Memorial Day

Realizado na última segunda-feira de maio, o Memorial Day começou a ser celebrado durante a Guerra Civil americana, no século XIX, e acabou se tornando uma data que honra os militares americanos que perderam a vida servindo seu país. Várias cidades realizam desfiles e fazem cerimônias, especialmente em cemitérios militares – a mais famosa é a de Gettysburg, na Pensilvânia, local da batalha mais sangrenta da Guerra Civil.

Independence Day

O dia 4 de julho é o feriado que celebra a independência dos Estados Unidos do Império Britânico, alcançada em 1776. Em várias cidades do país, ocorrem desfiles, festas, jogos comemorativos e, principalmente, as conhecidas queimas de fogos de artifício. Além das comemorações cívicas, é uma data em que muitos americanos costumam estender uma bandeira do país na porta de casa e realizar churrascos com a família.

Labor Day

Realizado na primeira segunda-feira de setembro, o Labor Day é o dia do trabalho nos Estados Unidos, mas, ao contrário do Dia Internacional do Trabalho, comemorado em 1º de maio, este feriado foi proposto em 1882 pelo sindicalista Matthew Maguire, inspirado por celebrações similares organizadas no Canadá. O feriado marca o início da temporada da NFL, a liga profissional de futebol americano, e também é a segunda data com maior número de promoções no comércio, perdendo apenas para a Black Friday (a sexta após o Dia de Ação de Graças)

Halloween (Dia das Bruxas)

Apesar de não ser um feriado oficial nos Estados Unidos, o dia 31 de outubro é uma data na qual se lembram os mortos. O Halloween é uma celebração celta que teve influência cristã ao longo dos anos. Na data, costuma-se realizar festas a fantasia, decorar as casas com abóboras esculpidas e outros elementos que remetem a bruxas. Já as crianças se divertem com as “doçuras ou travessuras” indo de casa em casa para pedir doces.

Veterans Day

Realizado em 11 de novembro, este feriado honra todos os veteranos das forças armadas dos Estados Unidos. A data coincide com o dia em que entrou em vigor o armistício da Alemanha, o que encerrou efetivamente a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Thanksgiving Day (Ação de Graças)

Celebrado na quarta quinta-feira de novembro, o Thanksgiving (ou Dia de Ação de Graças) teve origem em 1621, quando colonos ingleses fizeram um banquete para agradecer a Deus por uma boa colheita após um ano difícil. Nesta data, a tradição é se reunir com a família ou os amigos e realizar um farto jantar no qual é servido um peru.

banner-posts

Natal

O feriado que comemora o nascimento de Jesus Cristo é celebrado nos Estados Unidos como em diversas partes do mundo: com uma ceia, reuniões familiares, missas e troca de presentes.

Ano novo

A passagem do ano é um feriado nacional nos Estados Unidos e também é comemorada como em diversos lugares ao redor do mundo: com festas na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Uma das mais famosas é a da Times Square, em Nova York, onde há uma enorme queima de fogos.

Você já celebrou algum feriado americano? Qual é o seu favorito? Deixe o seu comentário!