10 Curiosidades do espanhol

Home » Blog » 10 Curiosidades do espanhol
espanhol

A língua espanhola e a portuguesa têm a mesma origem latina que fez com que os dois idiomas compartilhassem grande parte da sua estrutura e muito do seu vocabulário — temos, por exemplo, uma lista grande dos chamados “falsos amigos”, aquelas palavras que possuem grafia ou pronúncia igual ou semelhante nas duas línguas, mas têm significados diferentes. Mas as semelhanças entre as duas acabam por aí. Veja no post de hoje curiosidades sobre a língua espanhola!

Vocês sabiam? ¿Sabían ustedes que?

1 – O espanhol é a primeira língua de cerca de 406 milhões de pessoas. No entanto, outras 110 milhões possuem o idioma como segunda língua.

2 – De acordo com alguns censos, a língua é tida como a terceira ou quarta mais famosa do mundo. No entanto, em questão de importância, o espanhol ocupa o segundo lugar.

3 – Os seguintes países possuem o espanhol como língua oficial: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

4 – Há discussões e polêmicas frequentes em torno do uso dos termos “espanhol” e “castelhano”. No entanto, apesar da controvérsia política e ideológica, academicamente ambos os termos são aceitos internacionalmente.

5 – O espanhol é conhecido por ser a língua mais rápida do mundo. É só observar um nativo do espanhol falando com naturalidade para perceber o quanto é rápido o desenrolar das palavras. O speech tempo de um idioma é calculado pela quantidade de sílabas que o falante pode pronunciar por segundo e pela densidade de informações contida em cada sílaba. No espanhol, essa densidade é menor do que em muitas outras línguas, ou seja, uma única sílaba contém pouco significado dentro da oração, o que não compromete a capacidade de compreender o que é dito na frase.

6 – O espanhol é:

  •          A língua oficial de 21 países
  •          A segunda língua mais importante diplomaticamente
  •          A terceira língua mais utilizada na internet

7 – O México é o país com maior número de falantes de espanhol: 114 milhões. Em segundo lugar, vem os Estados Unidos, com 50 milhões de falantes.

8 – O espanhol já foi língua oficial das Filipinas, quando eram uma colônia espanhola.

9 – O espanhol é um dos idiomas mais fonéticos. Isso significa que quando você sabe como uma palavra é escrita, vai saber também como ela é pronunciada, diferentemente do que ocorre em idiomas como o francês e o inglês.

10 – O espanhol é o idioma mais procurado para ser estudado como segunda língua nos Estados Unidos e na Europa. O mesmo ocorre no Brasil, onde em 2005 uma lei passou a exigir o ensino do idioma em escolas públicas e particulares.

Já deu para entender que o idioma é importante e não para de crescer em número de falantes e em questão de relevância em todo o mundo, certo? Então não fique para trás e comece a aprender já! Entre em contato com a gente e conheça os cursos da PBF Guarulhos!

banner-posts