Por que é fundamental aprender inglês na infância?

Muito se fala sobre a importância de falar bem inglês. Afinal, não há dúvidas sobre as diversas vantagens de ser fluente no idioma mais falado no mundo.

A adoção do ensino do inglês desde a primeira infância, para que as crianças possam aprender o novo idioma junto com a sua língua materna, tende a proporcionar diversos benefícios aos pequenos. E o mais importante é que esses benefícios vão além de simplesmente fazê-los se tornar fluente logo cedo. 

Acompanhe o texto a seguir e entenda alguns dos motivos que revelam porque a infância é o momento ideal para começar a aprender inglês.

Facilidade no aprendizado

Ao aprender inglês, uma criança estimula as funções cognitivas e, consequentemente, torna facilitado o aprendizado de outras disciplinas. Segundo a neuropsicóloga e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sylvia Ciasca, o cérebro é mais estimulado quando há o ensino de duas línguas ao mesmo tempo. Um levantamento realizado por cientistas da Kings College e da Brown University aponta que as crianças possuem maior facilidade no aprendizado de outro idioma antes dos quatro anos. A explicação para isso está no fato de que é nesta fase que as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar palavras novas.

Aumento de QI

De acordo com um estudo realizado em 2011 pela empresa de educação e tecnologia norte-americana Rosetta Stones, crianças que aprendem inglês desde cedo podem apresentar um maior quociente de inteligência (QI) e, além disso, também existe a possibilidade da prevenção de doenças como o Alzheimer.

Aprender outro idioma na infância também tende a desenvolver a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração da criança.

Pronúncia perfeita

Outra grande vantagem de aprender inglês mais cedo está na possibilidade de conquistar uma pronúncia perfeita. A prova disso é que a criança estará em contato com a segunda língua por um longo período e consequentemente terá maior facilidade para se acostumar com a pronúncia, ao contrário de um adulto que já possui conhecimentos e até mesmo vícios de linguagem em sua língua materna.

Melhor uso do português

Por mais que o inglês seja diferente do português, ao aprender o segundo idioma a criança também aprende a usar melhor sua língua-mãe.

A prova disso é que o jovem começa a entender como funcionam as semelhanças e diferenças nas estruturas para criação de frases, na gramática, na conjugação verbal, etc. De maneira geral, se a criança toma gosto pelo aprendizado, consequentemente ela terá melhores desempenhos em sua língua nativa.

Melhora da autoestima

Aprender inglês na infância também pode melhorar a autoestima e a socialização da criança. No aspecto da autoestima, com o domínio do inglês a criança se sentirá mais inserida no mundo, terá mais capacidade de uso da internet e dos games, e ampliará o seu conhecimento em relação às outras crianças que ainda não desenvolveram uma segunda língua.

Alguns cuidados durante o aprendizado

Apesar dos diversos benefícios, aprender inglês na infância requer alguns cuidados:

  • A criança deve aprender inglês da mesma maneira que aprendeu o português, ou seja, de forma natural. Neste caso, o ideal é que as aulas sejam sempre lúdicas e compreensíveis para estimular, motivar e incentivar os pequenos e mostrar-lhes que o inglês não é um idioma chato, ao contrário do que muita gente considera.
  • O uso de brinquedos, imagens, jogos, música, entre outros recursos, ajuda no desenvolvimento da percepção sensorial, pensamento, concentração, criatividade e até mesmo interação social.
  • A criança deve estar envolvida de modo que ela aprenda inglês sem perceber.
  • A habilidade para aprender inglês (ou qualquer idioma novo), está mais aguçada entre os 2 e 5 anos de idade e, conforme o tempo vai passando, essa facilidade vai sendo reduzida.
  • Caso a criança apresente dificuldades com determinados sons e grafias, deve haver cuidado. O mais importante aqui é sempre respeitar o tempo de cada criança e fazer com que o aprendizado flua de maneira natural, ou seja, sem cobranças.
  • Em casa, recomenda-se que os pais não traduzam as palavras para seus filhos, pois a tradução pode retardar e até mesmo bloquear o aprendizado. Caso os pais dominem o inglês e desejam ajudar no aprendizado de seus filhos, recomenda-se conversar com eles em inglês. Filmes, músicas, jogos e demais brincadeiras também podem ser excelentes recursos para aprender em casa.

Como vimos, aprender inglês na infância proporciona muitas vantagens, uma vez que o aprendizado desperta a curiosidade e incentiva a criança. Portanto, aprender inglês logo cedo não deve ser visto de forma alguma como uma ameaça ao desenvolvimento. Afinal, as crianças estão aptas a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem prejuízos à sua capacidade de comunicação.

Nós, da PBF Guarulhos, somos uma escola de idiomas e trabalhamos com o ensino para crianças também. Portanto, se você deseja que seu filho desfrute dos benefícios citados acima, acesse o nosso site e confira nossos métodos para ensino de inglês infantil.

Deseja que o seu filho aproveite as vantagens de aprender uma segunda língua? Venha para a PBF Guarulhos e conheça os nossos métodos de inglês para os pequenos!