4 curiosidades do Valentine’s Day

4 curiosidades do Valentine’s Day

Você conhece o Valentine’s Day? Esta é uma data comemorada em várias partes do mundo e equivale ao dia dos Namorados no Brasil. Contudo, enquanto aqui comemoramos no dia 12 de junho, o Valentine’s Day é celebrado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim.

Apesar de ser uma data conhecida, pelos brasileiros, pela troca de presentes e demonstrações de carinho entre namorados, nos demais países não são apenas os namorados que comemoram. Amigos, parentes e até mesmo alunos e professores trocam cartões. Interessante, não é mesmo?

No post de hoje, conheceremos 5 curiosidades em relação a esta data. Acompanhe!

4 curiosidades do Valentine’s Day

1. Como começou o Valentine’s Day?

Celebrado nos Estados Unidos e em alguns países europeus, o Valentine’s Day começou com o intuito de homenagear o Santo Valentinus. De acordo com a história contada, ele foi reprendido por realizar a cerimônia de casamento de soldados, que na época eram proibidos de se casarem, desafiando e descumprindo as ordens do imperador romano Cláudio II.

O imperador, por sua vez, não queria que os jovens se casassem e que, ao invés disso, se alistassem no exército para que ele pudesse ter uma tropa mais poderosa. Sendo assim, Valentinus foi preso e condenado à morte por não obedecer ao imperador. Já na cadeia, era visitado por jovens que falavam que acreditavam no amor e levavam-lhe flores. Devido a esses acontecimentos, Valentinus ficou famoso e muitos milagres foram atribuídos a ele. O dia 14 de fevereiro foi o escolhido para comemorar o seu dia, pois foi nesta data que ocorreu sua morte, decapitado. No início, era realizada uma celebração litúrgica com jejum e depois de algum tempo, surgiu a troca dos presentes e cartões.

2. Como é comemorado o Valentine’s Day?

Países como EUA e Inglaterra comemoram essa data. O mais comum é a troca de cartões entre pessoas que se gostam, além dos namorados. A troca de cartões pode ser realizada entre amigos especiais, alunos que desejam agradecer seus professores queridos e assim por diante. O Valentine’s Day é um dia para celebrar as pessoas de quem se gosta. Bombons e presentes também valem!

3. Qual o símbolo da data?

O símbolo do Valentine’s Day é o cupido. Ele foi adotado como símbolo por ser filho da deusa romana do amor e da beleza, Vênus. Por isso, ele está quase sempre presente nos cartões entregues nessa data. Há cupido de todas as maneiras, desde os mais apaixonados até os mais envergonhados. Quem quer deixar a data mais descontraída, encontra até cartões com um cupido mais “engraçado”. Esses cartões são chamados de Valentines e, no geral, os adultos os dão acompanhados de um presente, enquanto as crianças e estudantes distribuem só o cartão para os amigos e professores.

Agora que já conhecemos como o Valentine’s acontece nos Estados Unidos e na Europa, que tal conhecer um pouquinho da história de outros países?

4. Valentine’s Day ao redor do mundo

  • Brasil:

Como falamos, no Brasil há o Dia dos Namorados, que é comemorado dia 12 de junho, data escolhida em homenagem ao publicitário João Dória. Ele foi procurado para aumentar as vendas em junho. E, por ser esse o mês em que se comemora o dia do santo casamenteiro, Santo Antônio, decidiram que o dia que antecede essa comemoração passaria a ser o Dia dos Namorados.

  • Singapura, Malásia, Índia e Tailândia

Nesses países o Valentine’s Day permite a troca de presente entre amigos queridos, familiares, casais e demais pessoas próximas e não apenas entre namorados, como acontece no Brasil.

  • Colômbia

Já na Colômbia, a data é fixada no segundo sábado de setembro. A troca de presentes e carinhos entre as pessoas queridas é bastante popular e divulgada no país.

  • Outros países da América

Outros países da América como México, Equador, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Honduras e Peru também comemoram o Valentine’s Day, mas no dia 14 de fevereiro. Distribuição de presentes e de mensagems de carinho são marcantes nesse dia.

  • Japão:

A data é comemorada no Japão, mas é utilizada para entregar palavras de agradecimento aos amigos e até mesmo aos pais. Isso acontece desde a década de 1960 e começou por influência das lojas de chocolate, que introduziram o Valentine’s Day no país.

Você já conhecia essa data? Já foi a algum país que a comemore? Conte pra gente nos comentários!